Planos de Gerenciamento de Resíduos
Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS)
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei Federal nº. 12.305/2010, determina que a elaboração do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. O PMGIRS apresenta o diagnóstico da gestão municipal atual de resíduos sólidos e define as metas a serem desenvolvidas.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei Federal nº. 12.305/2010, determina que todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos ou que gerem resíduos não perigosos que não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público, além dos geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, resíduos industriais, resíduos dos resíduos de serviço de saúde e resíduos da construção civil, são obrigados a elaborar e implementar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos. O PGRS é o documento que apresenta a identificação e quantificação dos resíduos gerados pelo estabelecimento, além do manejo e destinação ambientalmente adequada.
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)
A Resolução CONAMA nº. 307/2002 determina que o plano de gerenciamento de resíduos da construção civil seja elaborado e implementado pelos grandes geradores de empreendimentos e atividades geradoras de resíduos da construção civil, como: construção, reforma, reparos e demolições de estruturas e estradas, bem como por aqueles resultantes da remoção de vegetação e escavação de solos.
Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS)
A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº. 222/2018 determina que todo serviço gerador de resíduos de saúde deve dispor de um Plano de Gerenciamento de RSS, o qual deve abranger as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos.
Planos Operacionais de Serviços
Plano de Logística Reversa
A logística reversa de produtos está estabelecida no art. 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos e consiste no retorno dos materiais produzidos ao produtor inicial após o uso pelo consumidor. A estruturação e implementação da logística reversa é obrigatória e prevista na Lei Federal nº. 12.305/2010 para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos resíduos previstos nesta Lei.
Plano de Coleta Seletiva
Plano Operacional de Coleta de Resíduos Domiciliares
Plano Operacional do Serviço de Varrição
Plano Operacional do Serviço de Capinação
Plano Operacional do Serviço de Roçagem
Coleta Seletiva
Implantação de coleta seletiva municipal
A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que serão priorizados no acesso aos recursos da União os Municípios que implantarem a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis ou recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda.
Implantação de coleta seletiva em empresa
A implantação da coleta seletiva em empresas contribui para a redução de gastos com a destinação final em aterros sanitários, em caso de grandes geradores de resíduos, colabora para a proteção do meio ambiente, contribui para a economia circular, incentiva a geração de emprego para catadores e outros profissionais, além do aumento da participação da marca no cotidiano da comunidade e o desenvolvimento de práticas de educação ambiental entre os colaboradores.
Implantação de coleta seletiva em escolas
Implantação de coleta seletiva em condomínios
Educação Ambiental
Elaboração de plano municipal de educação ambiental (PMEA)
O plano municipal de educação ambiental tem por objetivo a promoção de ações e programas com vistas à mitigação de impactos socioambientais de abrangência local, regional e global.
Elaboração e execução de programas de educação ambiental (PEA)
Desenvolvemos aulas e atividades que possam ser realizadas presencialmente e em domicílio voltados para a educação ambiental, a fim de estimular a consciência ambiental de uma maneira única para cada público-alvo. Nos programas de educação ambiental são repassados conceitos ambientais importantes como sustentabilidade e os 5 R’s através de atividades desenvolvidas especialmente para cada público.
Estudos Técnicos
Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV)
O Estatuto da Cidade, Lei Federal nº. 10.257/2001, estabelece que os municípios devem exigir o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, como instrumento de política urbana, regulamentado conforme os Planos Diretores e outras normas vigentes. A elaboração do EIV contribui para a conciliação entre o empreendimento a ser desenvolvido e a sustentabilidade, prevendo os riscos e os impactos gerados por este.
Inventário de Resíduos Sólidos
O inventário de resíduos sólidos, conforme definido na Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, é o conjunto de informações sobre a geração, tipologia, armazenamento, transporte e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados no país e declarada no Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR. Este instrumento dá suporte ao Plano Nacional para Gerenciamento de Resíduos Sólidos e aos Programas Estaduais. A elaboração do inventário de resíduos é obrigatória em todo o território nacional, para todos os geradores de resíduos sujeitos à elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Estudos de Viabilidade Técnica
Projetos
Elaboração de projetos de compostagem
A compostagem é a técnica utilizada para o reaproveitamento da parcela orgânica dos resíduos gerados (frutas, verduras, legumes, etc.) que através da decomposição transforma esses resíduos em adubo. A compostagem pode ser realizada através de leiras de compostagem, ao se tratar de uma grande quantidade de resíduos recebidos (em comunidades ou para o recebimento dos resíduos municipais) ou em composteiras domésticas.
Elaboração de projetos de Estação de Transbordo de Resíduos (ETR)
Elaboração de projetos de Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos
Elaboração de projetos de residuários
Cursos, Oficinas, Palestras, Capacitação e Treinamentos
Treinamentos sobre meio ambiente e a gestão adequada dos resíduos sólidos
Treinamentos sobre as legislações pertinentes a gestão adequada dos resíduos
Treinamentos e capacitação para o desenvolvimento de ações de educação ambiental
Treinamentos para coordenadores, supervisores e operadores visando o desempenho de atividades rotineiras
Capacitação para a implantação de coleta seletiva
Capacitação para operação de leiras de compostagem ou compostagem doméstica
Cursos de educação ambiental para todas as idades e níveis de escolaridade
Oficinas de compostagem doméstica
Oficinas de reaproveitamento de resíduos recicláveis
Aluguel de Equipamentos
Equipamento da Construção Civil – Bombas de Concreto
Equipamento da Construção Civil – Caminhão Betoneira
Equipamento da Construção Civil – Pá Carregadeira